A Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira vai tornar-se a primeira biblioteca de Portugal com Gestão de Qualidade Total certificada pela norma ISO 9001:2000, depois de uma pormenorizada auditoria externa realizada pela APCER.
O processo de certificação da biblioteca que foi iniciado e 2003, e envolveu 60 mil euros de investimento, será este mês reconhecido formalmente com a atribuição do respectivo estatuto.
A auditoria da APCER teve em conta as instalações, a parte organizativa e o ambiente de trabalho da biblioteca, num processo de auditoria que foi desenvolvido ao longo de um ano. A Apcer considerou “a capacidade de liderança, a focalização nos leitores, o planeamento da gestão, a cultura de rigor e a motivação da direcção e do departamento de recursos humanos, como mais valias do espaço bibliotecário”.
A Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, do tipo BM3 (serve uma população de 120 mil habitantes), foi projectada pelo arquitecto Moreira da Costa, sendo inaugurada há quatro anos, e assumindo-se na actualidade como uma das maiores do País. No presente é a única representante portuguesa na rede das bibliotecas modelares reconhecidas pela UNESCO. Além do edifício principal (3500 metros quadrados) que está localizado no centro da cidade possui sete pólos nas freguesias. Segundo dados da sua directora, Etelvina Araújo. “estão inscritos na biblioteca ao todo, cerca de 19350 leitores, e o orçamento anual ronda 1,3 milhões de euros, incluindo múltiplas actividades culturais para além do serviço de leitura pública”
A Biblioteca apresentou também recentemente a sua candidatura a fundos atribuídos pela Fundação Bill Gates, para a implementação de um auspicioso projecto ao nível das tecnologias da informação. Fonte da Foto: Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira Etiquetas: Acontecimentos, Equipamento Instalações e Mobiliário, Serviços de Biblioteca |